sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cubatão cria Fundo do Meio Ambiente para melhorar qualidade de vida

Ações devem garantir desenvolvimento sustentável

A prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, está encaminhando à Câmara projeto de lei que cria o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) para implementar ações voltadas à manutenção, melhoria e recuperação da qualidade dos recursos ambientais. O fundo, de natureza contábil, tem ainda como meta garantir o desenvolvimento sustentável integrado às inovações tecnológicas, de forma a elevar a qualidade de vida da população.
De acordo com o decreto, além de financiar ações de controle, fiscalização e defesa do meio ambiente, o fundo deverá custear programas voltados ao desenvolvimento de pesquisas e ao treinamento de profissionais do setor. Os recursos podem ainda ser aplicados em projetos educacionais e de conscientização realizados integralmente pelo Governo Municipal ou por intermédio de parcerias.
“Esse projeto é um divisor de águas. Com ele, teremos condições futuras de receber compensações decorrentes de multas ambientais. Desta forma podemos incentivar e até financiar projetos de interesse ambiental”, explica o secretário de Meio Ambiente, Cleiton Jordão.
Recursos – O projeto de lei especifica que os recursos podem ter origem em multas impostas por infração à legislação ambiental, em taxas referentes à concessão de licenças emitidas pelo Município ou em doações de pessoas físicas e jurídicas, incluindo entidades nacionais e internacionais.
A composição do fundo poderá receber recursos oriundos de compensações ambientais e de termos de Ajustamento de Conduta (TAC) e de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA). Dentre outros itens que podem compor a receita, o projeto cita valores recebidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente a título de remuneração pelo uso, por tercdeiros, de áreas públicas administradas pela Prefeitura; e os recursos advindos de crédito de carbono.
A prefeita Marcia Rosa destacou que, com a sanção da Lei de Crimes Ambientais, o País passou a contar com um instrumento que garante agilidade e eficácia na punição dos infratores do meio ambiente. A mesma lei trouxe a possibilidade de o fundo municipal carrear para a área ambiental do Município recursos que seriam repassados aos fundos estaduais e nacionais.
“A criação do fundo certamente contribuirá com as ações efetivas que o Município deve promover para proporcionar à sociedade cubatense um meio ambiente saudável e sustentável”, afirmou Marcia Rosa.


Secom
Prefeitura de Cubatão

Nenhum comentário: