quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Semana da Consciência Negra, em Cubatão, debate e retrata universo da cultura afro-brasileira

Espetáculos de teatro, dança, música, palestras e oficinas são realizados desde o dia 12 e prosseguem até domingo (20), em vários pontos da Cidade. 

Com a palestra Racismo Institucional e Vulnerabilidades, a partir das 13 horas, no anfiteatro da Câmara Municipal (Praça dos Emancipadores, s/nº), têm prosseguimento, nesta quinta-feira-feira (17), os eventos da Semana da Consciência Negra, em Cubatão, organizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura ( Secult).
Espetáculos teatrais, de dança, folclóricos, exposições e workshops em vários pontos da cidade compõem a Semana, que teve início no dia 12, quando houve, no centro multimidia do Parque Novo Anilinas, o workshop de maquiagem De olho na musa, organizado pela entidade A Cara do Brasil. Este evento repetiu-se no dia  13, no mesmo local.
Na segunda-feira, 14, houve roda de conversas no Sindilimpeza, com o tema Diversidades: cultural, étnico-racial e de gênero, coordenada pela entidade #ocupaçãonegracubatão.
Negrinha - Para esta sexta-feira, 18, está programada a apresentação, às 20 horas, no Parquer Anilinas (entrada pela Avenida 9 de Abril, 2.275) do espetáculo teatral  Negrinha, pela Companhia do Imaginário (Santos).
É um espetáculo criado a partir do conto homônimo de Monteiro Lobato. Trata da história de uma criança órfã nascida na senzala, que não tem nome e é chamada de Negrinha, em alusão à cor de sua pele. Relatando situações de maus tratos e humilhações, denuncia um Brasil que mantém preconceitos e segregações ainda nos dias de hoje.
Ainda na sexta-feira, haverá, no Centro Social Urbano (Rua Salgado Filho, s/nº, Jardim Costa e Silva) , às 19 horas, o encontro Cultura e Juventude Negra.
No dia 19, às 18 horas, a Praça da Independência, no Jardim Casqueiro, receberá uma roda de jongo e capoeira, organizada pela Associação e Grupo Zabelê de Cultura Popular e pelos grupos de capoeitra Arte e Luta e Meninos Guerreiros.
De Repente Thiago - É o nome do espetáculo teatral marcado para o dia 20, domingo, às 20 horas, no Centro Cultural Samba do Mumu (Avenida Beira Mar, s/nº, Jardim Casqueiro), a cargo da Esquadrilha Imaginária de Teatro de Rua/Baixada Santista, dirigido por Sander Newton e tendo como atores Lucas Pereira, Luiz Guilherme e Michel do Carmo.
 Inspirado no universo literário das obras de Ariano Suassuna, é um esquete que narra a história de três jovens retirantes que estão de passagem pela cidade e resolvem contar alguns causos de Thiago, um rapaz nordestino, de origem humilde, que em meio as suas brincadeiras de menino comete um deslize, é preso e morre. Diante do tribunal celeste, formado por Deus e o Diabo, o jovem terá a última chance de provar sua inocência.
Também no dia 20 e no mesmo local haverá, das 12 às 22 horas, apresentações musicais e homenagens.
A atração do Parque Novo Anilinas, no mesmo dia, será, a partir das 17 horas, o espetáculo de dança Yebo, com o grupo Gamboot Dance Brasil.
A apresentação do Gumboot Dance Brasil, marcada para as 17 horas, decorre de parceria entre a Prefeitura,via Secult, e o Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
Educafro - Eventos do Projeto Educafro/núcleo de Cubatão também foram incluídos na Semana da Consciência Negra.No dia 22, haverá, na Unidade Municipal de Ensino Bernardo de Lorena, das 19 às 22 horas, Oficina de Educação para as relações étnico-raciais. São diálogos em busca da efetiva introdução do ensino da história e cultura africanas e afrobrasileiras no espaço escolar. A UME Bernardo Lorena fica na Avenida Nossa Senhora da Lapa, 785, Vila Nova.
No dia 26, no mesmo local, das 9h30 às 13 horas, haverá a Oficina Ondjango Interativa de Poesias Africanas e Afro-brasileiras e sarau improvisado.


Texto: Paulo Mota  MTb: 12.814



Nenhum comentário: