sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Dez moradores da Vila Esperança recebem certificado de capacitação profissional na FIESP

                           Na próxima segunda-feira, 1º de novembro, pela manhã, durante o 7º Seminário da Indústria Brasileira da Construção – Construbusiness 2008, serão entregues dez certificados para moradores da região da Vila Esperança, que participaram do curso de capacitação profissional vinculado ao projeto habitacional em desenvolvimento no bairro.
                           O evento — que se realizará Teatro do Sesi - Avenida Paulista, 1313 – São Paulo — tem como objetivo propor e apresentar soluções para a implementação do Plano Nacional de Habitação (PlanHab), além de lançar as bases para um Plano Nacional de Infra-Estrutura, no contexto das ações da Política de Desenvolvimento Produtivo ( PDP) lançada este ano pelo Governo Federal.

- OM


Especialista em Aids, David Uip alerta sobre exposição ao risco

Segundo seus prognósticos, a doença deverá permanecer pelos próximos dez anos

Um casal infectado pelo HIV cuja condição seja desconhecida dos demais não-infectados, participa de troca desprotegida de casais. Isso ocorre em raves, entre pessoas de classe média e de nível de informação satisfatório, numa espécie de roleta russa. Essa prática foi relatada para demonstrar como as pessoas lidam com os riscos da Aids, atualmente. A cura ou a vacina não deverá surgir nos próximos dez anos, e somente a educação de crianças e adolescentes pode ser eficaz para dar fim a comportamentos de risco, em se tratando de uma doença que hoje pode ser responsável por uma série de outros males.

O assunto constou de palestra sobre a "Trajetória da Aids', a cargo do infectologista David Uip, de vasto currículo, inclusive acadêmico. O criador da Casa da Aids, ligada ao Hospital das Clínicas e à Universidade de São Paulo (USP), da qual é livre docente, também conduz um programa de combate à Aids em Angola, África.

Na manhã desta sexta-feira, dia 27, ele esteve no auditório da Câmara de Cubatão para falar para técnicos do Município, sendo recepcionado pelo prefeito Clermont Castor e a secretária de Saúde, Maria do Socorro Onofre Lira. A programação visou marcar, a par da distribuição de 80.000 preservativos, a passagem do Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

Disse Uip que, ainda nos dias de hoje, as pessoas não se previnem contra a Aids; e isso acontece especialmente com as mulheres, que representam 51% do total de infectados. Independentemente do nível educacional, isso ocorre em todas as classes sociais, sendo que a maioria é casada. Outro grupo bastante vulnerável é o da terceira idade, que não aprendeu a prevenir-se e volta à atividade sexual com a profusão de drogas para disfunção erétil. Os jovens também se encontram bastante suscetíveis, pois não acreditam na possibilidade de contraírem a doença, provavelmente porque, diferentemente das pessoas da faixa dos 50 anos, não terem assistido ao sofrimento de pecientes com Aids no início da epidemia, nos anos 80.

Segundo o palestrante, têm-se conhecimento de que a Aids acometeu humanos já em 1908 (sendo originária de uma variante do vírus da febre suína) e que algumas diferenças genéticas fazem com que haja menor vulnerabilidade por parte de alguns. Abordou ainda testes, tratamento medicamentoso e outros assuntos de interesse técnico.

Com larga experiência em diferentes frentes na área médica e no combate a hábitos que podem resultar em riscos, Uip frisou que pais de adolescentes deveriam ser mais receptivos a palestras que os capacitassem a tratar do assunto em casa. Afirmou haver maior resistência em escolas particulares, onde os responsáveis pelos alunos não comparecem às palestras e, mesmo achando-se bem informados, não estão preparados para lidar com as dúvidas dos adolescentes quanto à sexualidade e à Aids.

Contou ainda de seu contato com o descobridor do vírus da Aids, o francês Jean Luc Montaigner (recente ganhador do Prêmio Nobel), que, a seu convite, esteve no Brasil para participar de um evento quando ainda não se tinha notícia de muitos casos da doença. Também discorreu sobre sua experiência profissional em Angola, onde, mesmo em meio à precariedade de condições e de recursos, conseguiu reduzir a transmissão da Aids materno fetal.

27 de novembro de 2008

Fotos Aderbau Gama

Foto 01    Foto 02    Foto 03

Mobilização e conscientização sobre rodas

3º Combate à Dengue Sobre Rodas ocorreu nesta manhã (28), uma forma de atrair a atenção para acabar com a doença na Cidade


O mau tempo não impediu que funcionários públicos e munícipes participassem do 3º Combate à Dengue Sobre Rodas, que aconteceu na manhã de hoje (28). A concentração foi na Praça Frei Damião, na Vila Nova. Cerca de 70 pessoas participaram; entre eles, ciclistas, cadeirantes, motociclistas e até pedestres, percorrendo as ruas Fernando Costa e Bernardo Pinto, em direção ao Kartódromo Municipal, trajeto final.
                 O portuário aposentado e membro do Centro de Referência do Idoso (CRI), Rubens Bernardo, participou pela primeira vez do passeio, fantasiado de aedes aegypti – o mosquito transmissor da doença. "Já realizo outros trabalhos pelo CRI e achei interessante conscientizar as pessoas desta forma. Sairei 'picando' as pessoas. É uma brincadeira, mas o assunto é sério", disse Bernardo. Sua esposa, a funcionária pública aposentada e também integrante do CRI, Gildete de Oliveira, também fez sua parte. "Achei um livro de um poeta, de literatura cordel, sobre a dengue, lá em Recife. Então, resolvi declamar suas poesias durante o trajeto, utilizando um megafone", disse. A brincadeira não foi à toa, os participantes teriam que ornamentar bicicletas, motos, com o tema dengue, com direito a concorrer a uma bicicleta. Mas também houve sorteio de outras duas bicicletas, uma para os munícipes e outra para os agentes.
                  A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Mobilização Contra a Dengue, com objetivo de chamar a atenção da população. Organizado pela equipe de Informação, Educação e Comunicação (IEC) do Programa Municipal de Controle de Dengue, além do passeio, houve também palestras, pedágios, exposições campanha no Cemitério Municipal, no dia de Finados (2 de novembro), e as regulares visitas dos agentes de saúde às moradias.
                 Ao longo do ano, foram confirmados 19 casos de dengue na Cidade. "Existem picos da doença, geralmente a cada dois ou três anos. Em 2009 precisamos evitar o pico. Para isso, devemos continuar lutando para impedir a proliferação", disse a educadora do IEC, Rosângela Jorge. Ela conta com a colaboração dos munícipes. "Pedimos aos moradores que deixem os agentes de saúde entrar em suas casas".


28 de novembro de 2008 – MA

Foto: Carlos Moura / PMC

Foto 01    Foto 2


Comunidade cubatense entra na campanha de auxilio aos catarinenses

Prioridade é para alimentos não perecíveis e prontos tipo enlatados

Cubatenses arregaçam as mangas e entram na campanha de auxílio aos desabrigados de Santa Catarina. A Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) em parceria com a Secretaria de Saúde, já está pronta para receber, a partir desta segunda-feira, dia 1º, todo o material que será doado às vítimas da enchente. A comunidade interessada em colaborar pode levar suas contribuições às Unidades Básicas de Saúde mais próxima de suas residências.

Neste primeiro momento, a recomendação é que as doações sejam apenas de alimentos não perecíveis prontos e sólidos, roupas, agasalhos, colchões, água potável e ainda vasilhames de água de 20 litros cheios ou vazios. Os organizadores lembram que a preferência por alimentos não perecíveis e prontos tipo enlatados facilita o consumo rápido, uma vez que os desabrigados perderam seus eletrodomésticos e não tem como prepará-los.
           
As informações vindas de Santa Catarina também sensibilizaram a Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) e o Rotary Club Jardim Casqueiro. Quem quiser fazer suas doações é só encaminhá-las à sede central da ACIC, na Rua Bahia, 171, no Centro, sempre das 9 às 16h30, até o dia 05 de dezembro, quando serão encaminhadas ao destino. Mais informações pelo telefone (13) 3372-5666.
           
Para reforçar a campanha outro grupo voluntário da Cidade montou outros pontos de arrecadação, sendo eles: Rua 1º de Maio, 719; Rua Ceará, 106; Avenida Nações Unidas, 128, na Vila Nova; Rua Goiás, 253 (Tia Jô), na Vila Paulista; Mercearia do Ademar, na Vila Natal e Panificadora Santa Catarina, na Praça Princesa Isabel. Estes pontos estarão recebendo doações no período de funcionamento comercial.
           
A intenção do grupo, que também já conseguiu três veículos de grande e médio porte, é fazer a primeira remessa de materiais até a manhã deste domingo, dia 30, e tantas outras no decorrer da semana. Outras informações podem ser conseguidas pelo telefone 91080947, com João Carlos Simões Matias.
 
28 de novembro de 2008 - FCS

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Debate para a elaboração do Plano Local de Habitação será no dia 4/12


Reunião ocorrerá na UME "Luiz Pieruzzi Neto"

             

Será no dia 4 de dezembro,  às 18h, na UME "Luiz Pieruzzi Netto" (Av. Martins Fontes, 1241), o próximo debate temático com vistas à elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A realização é do Departamento e do Conselho Municipal de Habitação, com a presença de Edmur Mesquita, diretor da Agência Metropolitana (Agem), órgão executivo do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Nesta oportunidade, o foco dos debates será o desenvolvimento econômico da Baixada Santista e como isso afetará o município, objetivando ações preventivas para organizar esse crescimento e a demanda habitacional. Deverão participar representantes do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo/Cubatão (Ciesp) – para falar sobre os projetos de expansão industrial; do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP) – para analisar o mercado imobiliário regional e cubatense em termos de venda e locação; da Caixa Econômica Federal (CEF) – para abordar os investimentos públicos federais na Baixada Santista, especialmente nas áreas de Habitação, Drenagem e Saneamento; um representante do Conselho Municipal; e a dra. Andréia de Castro, diretora do Departamento de Habitação da Prefeitura de Cubatão.

Ao final do debate será eleito mais um grupo de delegados (na proporção de 10% do público presente), que representarão os diversos segmentos sociais que comparecerem, mesmo que não tenham vinculação direta com a área habitacional. Outros sete delegados foram eleitos dessa mesma forma durante o primeiro debate, ocorrido no dia 19/11, em dependências do Sesi do Jardim Casqueiro.

Nesse primeiro encontro – sobre "Déficit e Inadequação Habitacional – Sustentabilidade Ambiental e Direito à Moradia" –, foi promovido um painel para explicar o que é o PLIS, e como é feita a integração e gestão plena pelo município dos interesses locais dentro de um sistema nacional de habitação. Entre os tópicos então debatidos, a falta de áreas para a edificação de novas unidades habitacionais, o projeto do Plano Diretor enviado à Câmara Municipal, a regularização fundiária e algumas questões relativas ao projeto para a Serra do Mar, que é um dos projetos inseridos no PLIS.

O objetivo do PLHIS é orientar o planejamento das ações públicas e privadas, direcionando os recursos existentes e aqueles a serem mobilizados para o enfrentamento das necessidades habitacionais do país. É o instrumento articulador das instâncias de governo, superando a dispersão das ações e programas habitacionais e propondo novos arranjos institucionais de forma a articular as fontes de recursos públicos e sob gestão pública. Deverá, ainda, criar as condições para ampliar a atuação do setor privado e mobilizar os movimentos sociais para contribuir na superação do déficit habitacional.

Sua elaboração é indispensável para que os gestores (municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, do governo federal) tenham acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O Plano envolve um conjunto de objetivos e metas. Seu conteúdo deve ter a previsão e a idealização de todas as medidas a serem tomadas.

 

 

27 de novembro de 2008 CPM-OM

Maçonaria brasileira consagra templo cubatense e visita a Prefeitura

Lideranças anunciaram um novo posicionamento, de combate à corrupção na política, através do voto

             

Em razão de ser feita a consagração pelo rito maçônico do templo cubatense, estiveram nesta quinta-feira (27/11) em Cubatão as principais lideranças maçons do Brasil, que na oportunidade fizeram uma visita ao prefeito Clermont Castor, para falar sobre o novo posicionamento dos maçons na política nacional e lhe entregar um livro recém-lançado que aborda essa questão. Para os maçons, este foi considerado um dia histórico, já que é a primeira visita à cidade de autoridades maçons desse nível.

Além do soberano grão mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil (GOB), Cláudio Roque Buono Ferreira, estiveram na Prefeitura o eminente grão mestre do Grande Oriente de São Paulo (GOSP), Benedito Marques Ballouk Filho; o presidente da Poderosa Assembléia Estadual Legislativa de São Paulo, Valdemar Gomes Batista; o coordenador regional da 8ª Região Maçônica do Estado de São Paulo (que corresponde à Baixada Santista), Fernando Antonio de Souza; o coordenador cubatense Gino Trombino e o venerável da Loja Aliança Fraterna, Roberto Carlos Guimarães Melo, além de outras personalidades maçônicas. O grupo foi recebido pelo prefeito, acompanhado por Genaldo Antonio dos Santos, diretor de Tributos, e Ademir Antonio Netto de Campos, superintendente da Caixa de Previdência dos Servidores Municipais.

Na oportunidade, eles explicaram que a Loja Maçônica Aliança Fraterna, do rito Adonhiramita, foi fundada em 18 de abril de 2005, sendo agora o templo consagrado segundo o rito maçônico. E os membros cubatenses do grupo observaram: "Muito nos orgulha saber que enquanto construíamos um templo, o prefeito trabalhava arduamente pelo bem estar da população e pela recuperação financeira de nossa cidade, que por muitos anos foi vilipendiada e desrespeitada por administradores desprovidos de luz e entendimento. Por isso, como cubatenses, agradecemos a sua dedicação".

 

Nova posição – Os visitantes entregaram ao prefeito um exemplar do livro "Corrupção Política – A luta social pelo resgate da dignidade no exercício do poder", de Benedito Ballouk Filho e Ronald A. Kuntz, que retrata a nova posição dos maçons brasileiros (e tem renda revertida para o Hospital do Câncer de Barretos-SP).

Benedito Ballouk explicou que "a Maçonaria não pede nada, sua principal preocupação é com a Humanidade. Além de solidariedade e união, a Maçonaria tem um compromisso social, sem qualquer objetivo de retorno financeiro. Em Cubatão, com a consagração do seu templo, agrega mais uma de suas colunas". E, por estar preocupada com o aumento da corrupção na política, "mesmo não se envolvendo em política partidária", vai trabalhar a partir de agora para identificar e eleger lideranças comprometidas com a honestidade e a decência. Embora os planos principais estejam focados nas eleições de 2010, os maçons comemoram o fato de terem sido eleitos em 2008 mais cidadãos comprometidos com essa causa do que muitos partidos políticos.

Os visitantes ficaram de encaminhar ao prefeito um ofício pleiteando o reconhecimento de sua entidade como de utilidade pública municipal. E, na conversa final, descobriram uma coincidência: o soberano grão mestre adjunto do Grande Oriente do Brasil se formou pela Faculdade de Medicina de Uberaba, em  1961, apenas quatro anos antes de Clermont Castor ali concluir seu curso. Sem se conhecerem, foram colegas de escola.

 

Maçonaria – No dia 20 de agosto de 1822, durante uma sessão maçônica, foi decretada e solicitada a D. Pedro I a Independência do Brasil, pedido imediatamente atendido pelo imperador, que estava na época se iniciando na Maçonaria - organização da qual participava, entre outras personalidades, o santista José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência. Por isso, 20 de agosto é considerado o Dia do Maçom Brasileiro.

Em francês, maçom significa pedreiro, e a palavra há 800 anos está relacionada em vários idiomas com a idéia de construção. Os maçons são, de fato, considerados como pedreiros-livres – termo que vem dos tempos medievais (os pedreiros-livres eram os que, por sua habilidade, podiam prestar serviços livremente onde houvesse uma grande construção – geralmente catedrais e castelos – e mantinham em segredo certos conhecimentos profissionais, ficando livres da jurisdição dos bispos). De suas associações surgiu a Maçonaria, que até hoje usa símbolos como o martelo, o colherão, o esquadro, o avental e várias denominações, assim como a designação de Deus como o Supremo Arquiteto do Universo (G.'. A.'. D.'. U.'.)

Seus locais de reunião são denominados Lojas Maçônicas, e existem diversos ritos, mas a Maçonaria não é uma religião, convivendo com todas elas e inclusive tendo religiosos de diversas crenças entre seus membros. A discreção é mantida como princípio de conduta do maçom, pois ela é que permite sua ação em certos momentos da História, como na Inconfidência Mineira, na Proclamação da República, ou quando foi preciso auxiliar perseguidos políticos a escapar do navio-prisão Raul Soares, no porto santista.

Maçons famosos fundaram diversas entidades que prestam serviços à Humanidade, como os grupos de escoteiros (criados por Robert Baden Powell), os clubes de Rotary (por Paul Haris), os Lions Clubes (por Melvin Jones) etc. Aliás, muitas entidades filantrópicas da região contam com importante e discreta ação de apoio da Maçonaria.

27 de novembro de 2008 - CPM

Fotos: Carlos Moura/Depto. de Imprensa/PMC - >FOTO 1<  >FOTO 2<  >FOTO 3<  >FOTO 4<  >FOTO 5<


Diplomação dos vereadores, prefeita e vice será no Bloco Cultural de Cubatão


Evento será aberto ao público no dia 18 de dezembro, a partir das 14 horas

A diplomação dos candidatos classificados às onze cadeiras da Câmara de Vereadores, bem como os eleitos ao Poder Executivo Municipal, que sempre ocorreu na sede do Fórum da Comarca, este ano será realizada no dia 18 de dezembro, às 14 horas, no Bloco Cultural. Segundo o juiz da 119ª Zona Eleitoral de Cubatão, Thiago Gonçalves Alvarez, a idéia é tornar um evento mais popular, onde a comunidade, que também faz parte do processo democrático possa participar.

Para o Legislativo de Cubatão serão diplomados os vereadores: Adeildo Heliodoro dos Santos (Dinho), Maria Aparecida Pieruzzi de Souza (Nêga), Severino de Oliveira Melo (Billa), Paulo Tito Farder Donizete Tavares do Nascimento, Geraldo Cardoso Guedes, José Roberto Azzoline Soares (Alemão), José Aparecido dos Santos (Dédinho), João Santana de Moura Villar (Tucla), Severino Tarcisio da Silva (Doda) e Francisco Leite da Silva. (Bigode) Já para o Executivo, será diplomada como prefeita Márcia Rosa de Mendonça Silva e seu vice, Arlindo Fagundes Filho.



27 de novembro de 2008 - FCS


Prefeitura homenageia auxiliares de consultório, médicos e dentistas

Medalha de Mérito Médico e Odontológico destaca profissionais do ano

Muita emoção marcou, mais uma vez, o evento Medalha de Mérito Médico o Odontológico 2008, realizado nesta quinta-feira, dia 27, no Bloco Cultural do Paço. Na oportunidade, foram homenageados profissionais que se destacaram em suas atuações, em especial nos últimos 12 meses.

Foram os homenageados: as auxiliares de consultório dentário Márcia Maria de Almeida Correia e Ligia Ferreira da Silva; os dentistas Dilene Drumond Marques (Honra ao Mérito), Manuel Lopes dos Santos (da rede particular), José Roberto Soares Lazoli; e os médicos Emilia Emico Hashimoto (Honra ao Mérito) e André Almeida Lins.

"Esse evento foi feito com o coração, desde a escolha até a apresentação dos homenageados", afirmou a secretária municipal de Saúde, Maria do Socorro Onofre de Lira, que representou o prefeito Clermont Castor na solenidade. Além dela, formaram a mesa a diretora do Departamento de Saúde Pública, Lisete de Oliveira Gomes; e a chefe da Divisão de Odontologia, Ana Paula Oliveira Fonseca. Também estiveram representadas diversas entidades profissionais do município.



27 de novembro de 2008 – CR

Fotos Aderbau Gama

Foto 01    Foto 02    Foto 03


Sociedade São Vicente de Paulo fará festa de Natal no dia 20 de dezembro

No próximo dia 20 de dezembro, a partir das 20h, a Sociedade São Vicente de Paulo promoverá o evento "Feliz Vila Natal", na Rua 25 de Dezembro, no bairro da Vila Natal. O evento será coordenado pela equipe do Centro de Capacitação Comunitária da entidade. Nos anos anteriores, a programação era realizada na sede do centro na Rua São Francisco de Assis.

Um palco será montado próximo à capela de Nossa Senhora de Fátima e a programação terá a chegada do Papai Noel, apresentações de grupos de dança moderna, balé, capoeira e show do grupo Afrobanda, além de queima de fogos no final do evento.

Os integrantes dos grupos que participarão do evento são alunos dos projetos PIC e Jovens em Ação, da Sociedade São Vicente de Paulo de Cubatão. A iniciativa tem como parceiros o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrobrás, Tv Pólo, Mosaic e Supermercados Compre Bem de Cubatão.

27 de novembro de 2008 - JC

Agência cadastrará atores interessados em participar do filme “Lula, O Filho do Brasil”

Em janeiro de 2009, começam as gravações do filme "Lula, O Filho do Brasil", a história do Presidente Luís Inácio Lula da Silva, com direção de Fábio Barreto. Para a seleção de figurantes da produção, a empresa de agenciamento de atores Luz & Cor Casting — que já trabalhou anteriormente com figurantes de Cubatão — está cadastrando pessoas interessadas em participar do filme.

O cadastramento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, das 9 às 18h30, no Centro Esportivo Castelo Branco (Rua Embaixador Pedro de Toledo, 365, Centro). Os interessados devem ter no mínimo 18 anos de idade, "pois trabalharemos com pessoas mais velhas e também com portadoras de deficiência", afirmou Fábio. Quem quiser fazer o cadastro deve levar identidade, CPF e uma foto 10x15 recente.

Os detalhes para a realização dos cadastros foram discutidos na quarta-feira, dia 26, entre representantes da agência e funcionários da Secretaria de Cultura e Turismo. Atualmente, a Luz & Cor Casting possui 400 cadastros de cubatenses interessados em fazer figuração. A expectativa do secretário de Cultura e Turismo, Carlos Gilberto de Freitas, é de que cerca de 1.000 pessoas se inscrevam, agora.

Segundo Fábio Mattos, que trabalha na produção de figuração da agência, 90% do elenco de figurantes será do sexo masculino. "Não estamos procurando modelos, mas pessoas comuns, com características da época em que Lula trabalhou como metalúrgico".

"Vamos fazer o cadastro das pessoas e as fichas serão entregues para a direção do filme, que fará a seleção." As filmagens serão realizadas no Nordeste, em Santos e no Grande ABC. "As pessoas de Cubatão que forem selecionadas trabalharão perto de onde moram, além de ganharem cachê. Uma boa oportunidade para quem está desempregado", lembra o secretário de Cultura e Turismo.

O filme inicia-se com a partida do pai de Lula para São Paulo, em 1945, e termina com a morte da mãe dele, em 1980. Mais informações sobre o cadastro de figurantes pelo telefone 9133-3463, com Célia Bretas.


27 de novembro de 2008 – JC


Conselho Municipal de Educação toma posse para a gestão 2008/2010

Na quinta-feira, dia 27, Dia Nacional da Infância, o Conselho Municipal de Educação (CME) tomou posse para a gestão 2008/2010. Em ato solene, estiveram presentes o secretário de Educação, Mychajlo Halajko Junior, os membros da CME (gestão 2006/2008), autoridades e demais funcionários Secretaria de Educação do Município. Durante a sessão, houve também homenagens a egressos da CME que se destacaram pela atuação. Entre eles, a secretária do conselho, Elisabeth Faria, que foi reconhecida como mãe educadora. "Eu entrei como mãe e sempre via por esse lado. Após esta experiência no conselho, passei a ver com mais amplitude a Educação nesta Cidade. E agora, com o magistério, pretendo atuar com muito mais dedicação", disse Elisabeth.

Os novos membros começarão a exercer suas funções a partir da próxima segunda-feira, dia 1º. Para o atual presidente, professor Odair Ciríaco Fernandes, "o Conselho tem o intuito de fiscalizar as verbas que são repassadas para a educação, além de averiguar como esta verba é aplicada". E complementa: "Eu creio que conseguimos fazer nossa parte e sei que o próximo conselho cumprirá sua missão".

O novo presidente, Fábio Gonçalves Ferreira, também se mostrou otimista. "Apesar das dificuldades no trabalho com políticas públicas, acredito neste time e atuaremos com seriedade para melhorar a cada dia o ensino na Cidade", afirmou Ferreira.

Equipe - O novo conselho trata de nove segmentos, cujos cargos de titulares e de suplentes são preenchidos por eleição ou por indicação. Figuram a seguir no grupo de eleitos, os titulares e respectivos suplentes, estes entre parêntesis, conforme o segmento: Educadores: Fábio Gonçalves Ferreira (Berenildo Gonçalo de Melo), Jocely Fátima Vines Alcoér (Meire Inhael Diniz); Cláudia de Carvalho Bossan (Selma Lombardi Marsiglia), Marildo Passerani (Lilian Riechelmam do Nascimento); Diretores: Marta Bernardo de Assiz Domingues (Heraldo Vicente); Técnico Administrativo: Janete Ferreira dos Santos Souza (Antonio Rodrigues Dantas); Pais de Alunos: Fabíola Teixeira Fornaro (Edilma Aparecida da Silva), Francisco Itamar da Silva (Maria Regina de Souza Pereira); Alunos: Givailson José Lins de Oliveira (Mauro Carlos da Cruz) e Joabe Alves da Silva (Márcio Ferreira dos Santos).

Estão entre os segmentos preenchidos por indicação: Secretaria Municipal de Educação (Seduc): Suely Aparecida da Costa Marcelino (Denise Martins Quinta); Associação dos Professores Municipais de Cubatão: Nilza Bretas de Carvalho (Margarida Maria da Silva); Conselho Tutelar: Zélia Almeida dos Santos (Alcitânia Maria Godoy de Oliveira) e Diretoria de Ensino da Região: Clóvis Pimentel (Wilma Aparecida Guimarães da Silva).


27 de novembro de 2008 – MA e CR

Fotos Aderbau Gama / PMC

Foto 01 foto 02

Concessionária de Caminhões está se instalando em Cubatão

Novo empreendimento mostra que a cidade está de portasabertas para o desenvolvimento

Nos últimos anos a cidade de Cubatão vem atraindo a atenção de diversos setores da economia. Na última quarta-feira, por exemplo, o prefeito Clermont Silveira Castor recebeu em seu gabinete a visita do gerente geral da empresa Costa Sul Caminhões, T. Nishimura, o qual informou que nos próximos dias estará inaugurando a primeira concessionária de caminhões em Cubatão, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no prédio onde funcionou a Casa do Ajulejo.

Nishimura, que estava acompanhado da vendedora Adriana Gonçalves, afirmou que esta nova unidade em Cubatão vai atender primeiramente o mercado de caminhões na cidade, porém existe também a intenção de a empresa instalar outra loja exclusiva para automóveis. Sem falar em números, o gerente da Costa Sul garantiu que vai selecionar cubatenses para atuar na nova loja.

Entusiasmado com os novos empreendimentos Clermont fez questão de falar das diversas empresas que se instalaram na cidade nos últimos anos, grande avanço nos ramos da alimentação, comércio varejista, vestuário e entreposto de refrigeração e de containeres. Lembrou também da expansão do pólo industrial com destaque para Refinaria Presidente Bernardes e Cosipa/Usiminas.

Para o prefeito, a concessionária é mais uma opção de mercado que vai atender às necessidades da cidade, principalmente pelo fato de ter na região do pólo industrial diversos estacionamentos de caminhões que precisam passar constantemente por revisões e troca de peças.


27 de novembro de 2008 - FCS


Fotos: Aderbau Gama/PMC

Foto 01    Foto 02


quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Cubatão ganha medalhas nos Jogos Abertos

Atletismo e 

Kick Boxing somaram ao todo, seis de ouro e quatro de prata

A 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior (JAI), que terminou no último sábado (22/11), em Piracicaba, contou com a participação de 218 cidades e 17.635 atletas. Cubatão levou aos jogos 117 atletas de várias modalidades e ficou em 28º lugar no quadro de classificação.
          
No atletismo, a equipe da Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) conquistou quatro medalhas de ouro e três de prata. A equipe ficou na terceira colocação geral, da segunda divisão, com 97 pontos.
          
Douglas Nazareth ficou com o ouro nos 400 metros com barreiras e no revezamento 4x400 metros. David Machado também foi ouro nos 5.000 metros e prata nos 10.000 metros. Anita Leal ficou na primeira posição nos 100 metros com barreiras. Luiz Henrique ficou com a prata nos 200 metros rasos e no revezamento 4x400 metros. Wagner Pereira participou do revezamento que garantiu o segundo lugar para a equipe e ficou em quinto no decatlo. Heraldy Honorato ficou em quinto nos 400 metros rasos e ficou em segundo no revezamento 4x400 metros. Daniel Damásio pegou a quarta posição nos 800 e nos 1.500 metros. Charlyson Alexandre foi sexto no lançamento do disco.
         
Já os atletas do kick boxing (modalidade apresentação) conquistaram duas medalhas de ouro e uma de prata. Porém a vitória não contou pontos no resultado final. A modalidade será integrada ao quadro de esporte, a partir do ano que vem.
          
Na disputa por medalhas estavam as seguintes modalidades: atletismo masculino e feminino, basquete masculino sub 21, handebol feminino sub 21, caratê feminino, futsal masculino livre, vôlei feminino sub 21, xadrez feminino sub 21 e kick boxing como apresentação.
          
Segundo o chefe da delegação cubatense, Mário Sérgio Ferreira Salles, Cubatão obteve um ótimo resultado nos Jogos Abertos. "O nível aumentou, todos os atletas fazem um longo trabalho de preparação e os resultados são reflexos da dedicação de cada um deles".

ALSB

Cubatão é sede mais uma vez do Campeonato Sul-Americano e Paulista de Canoagem

Competição será realizada nos dias 6 e 7 de dezembro, na Baixada Santista

Será realizado nos dia 6 de dezembro, a partir das 8h, na Raia Olímpica do Jardim Casqueiro, o Campeonato Sul-Americano e Paulista de Canoagem Maratona 2008. As competições continuam no dia 7, no Centro Náutico da cidade de São Vicente. Os atletas competirão nas seguintes categorias: cadete, júnior e sênior nos barcos K1, K2, C1 e C2. As distâncias disputadas serão 11 ou 22 quilômetros, dependendo da categoria.
Várias associações paulistas já confirmaram presença para o evento. Também já está confirmada a participação dos seguintes países: Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Venezuela, Equador e Chile. Os destaques cubatenses no campeonato são: Nayara Nelsina da Silva, André Luis Soares, Leonardo da Silva, Renato Mariano, Gideão Silva, Welinton Silva, Victor Maciel, Wallace Caetano, Luan Carvalho, Patrick Carvalho, Igor Borges e Ygor Vicente, todos talentos revelados pela escola de canoagem de Cubatão.


Serviço

Campeonato Sul-Americano e Paulista de Canoagem Maratona

Dia 6, a partir das 8h, na Raia Olímpica do Jardim Casqueiro (Avenida Beira Mar) e dia 7 no Centro Náutico de São Vicente


2 - JC

Programa Letra e Vida forma mais 86 educadores de Cubatão

Entrega dos certificados será nesta quinta-feira, dia 27, às 19h, na UME Luiz Pieruzzi

Após um ano de formação, 86 educadores de Cubatão vão receber o certificado de conclusão do Programa Letra e Vida, amanhã, dia 27, a partir das 19h, nas dependências da UME Luiz Pieruzzi Netto (Av. Martins Fontes, 1.241 – Vila Nova). Organizado pelo Centro de Aperfeiçoamento Pedagógico e Formação Continuada (CAPFC), com apoio da Coordenadoria de Normas e Estudos Pedagógicos (CENP), o curso é destinado a professores que ensinam a ler e escrever no Ensino Fundamental, envolvendo crianças, jovens e adultos e também a coordenadores pedagógicos da rede municipal.
De acordo com a professora Renata Rodrigues Soares, uma das responsáveis pela formação do CAPFC, o curso teve duração de um ano, com sete horas de aula por semana. "Esta é a terceira turma que formamos no Letra e Vida. Ao todo, 170 profissionais da educação já passaram pela formação", explica.
Renata Soares ministra as aulas do Letra e Vida desde 2006, ao lado da professora Mariângela Pires Bernardes de Castro. Ambas são da rede municipal de ensino e receberam a formação para serem coordenadoras do curso do Letra e Vida por meio da Cenp.
Para o secretário municipal de Educação, Mychajlo Halajko Júnior, a formação continuada dos educadores, realizada pelo CAPFC, já mostrou os primeiros resultados na prática da sala de aula. "Nos últimos dois anos, tivemos um crescimento significativo no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Passamos de 4,0, em 2005, para 4,8, em 2007, no índice de avaliação dass séries iniciais, superando inclusive a meta fixada pelo Ministério da Educação, que era de 4,1. Isso mostra que os professores estão aplicando com seus alunos o que aprenderam", avalia.


26 de novembro de 2008 - CB

Prefeitura penaliza empresas que instalaram irregularmente torres de telecomunicação

Obras nem poderiam ter sido iniciadas, e estão embargadas

Não é um problema apenas local, mas nacional, o da adequação das torres de telefonia às legislações municipais, estaduais e federais. Em Cubatão existe apenas uma torre legalizada, utilizada pela empresa Nextel, há quatro anos, situada no Parque São Luiz. As demais construções do gênero em Cubatão não foram regularizadas ainda, o que vem sujeitando os responsáveis a diversas penalizações, conforme informa o diretor do Departamento de Obras Particulares da Prefeitura, Luiz Carlos Mendonça Correia.
                 
A obra situada na confluência das ruas José Gonçalves Torres e Machado de Assis (Quadra O, lote 22) já sofreu o auto de embargo número 1.966, em 3 de novembro deste ano, e no dia 14/11 a fiscalização voltou ao local, acompanhada preventivamente por força policial, lavrando auto de infração número 3.958, e multa por reincidência, por obra em desacordo com o artigo 60 da lei 2.514/98 (Código de Obras do Município). Esses documentos fazem parte do processo 18.105-2008, da Prefeitura contra Washington Luiz Ferreira Ávila, e novas autuações e multas por reincidência continuarão sendo aplicadas, conforme forem constatadas tais situações.
                
Explica Luiz Carlos que, com três fiscais disponíveis no setor, não é possível manter plantão em todo o município, especialmente em feriados e finais de semana, mas que as denúncias recebidas dos munícipes são imediatamente apuradas pela fiscalização.
                
Normalmente, segundo ele, no caso de uma construção residencial, o interessado pode iniciar o processo junto à Prefeitura e começar os trabalhos, enquanto aguarda os diferentes pareceres.
                
No caso das torres de telefonia, o procedimento é diferente, o interessado precisa aguardar que o processo seja concluído. Em Cubatão, vigora a lei complementar 19, de 4 de fevereiro de 2004, que prevê, entre outras providências, a aprovação da obra pelas secretarias de Planejamento, Finanças, Meio-Ambiente e Serviço Social, Comdec, além da Secretaria de Obras, Habitação e Serviços Públicos.
                
Um dos itens necessários é um laudo radiológico, comprovando que a utilização da torre se dará dentro de parâmetros máximos de radiação previstos em lei, e esse laudo deve ser submetido, como uma das últimas providências, às secretarias de Meio-Ambiente e Obras. Só após tal aprovação é que a construção pode ser iniciada.
                
Em casos como este, constatadas as infrações legais, o processo segue para a área jurídica da Prefeitura, para que seja providenciada a ação demolitória, contra o proprietário do terreno e a empresa co-responsável, a ser identificada conforme os processos em que as operadoras de telecomunicações solicitam as autorizações.



- CPM

Centro de Artes abre inscrições para diversos cursos


As inscrições acontecem de 1º a 15 de dezembro, no Teatro
Municipal de Cubatão


O Centro de Artes que fica dentro do Teatro Municipal de Cubatão (Avenida Henry Borden, 81 – Vila Canadá), abre inscrições de 1º a 15 de dezembro para diversos cursos. Pintura, desenho, dança do ventre, dança flamenca, teatro, ballet, sapateado, dança livre, dança de rua e capoeira são algumas das modalidades que estão sendo oferecidas à população.
Para se inscrever os interessados devem levar duas fotos 3X4, carteira de identidade (RG) e comprovante de residência, se menor, o responsável deve fornecer uma foto 3X4. O número de inscritos para cada curso é de vinte pessoas por horário. A matrícula custa R$ 35,00 e as mensalidades R$ 20,00.
O telefone para contato é 3372-5294, falar com Bel.
Confira os dias e horários das aulas:


Nomes dos Professores

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sabado

Karla Wielevski (Dança do Ventre)

9 ás 10:30hs

Luciene (pintura ou Desenho)

08 ás 10h

Monaliza (Ballet 4 áte 7 anos)

9 ás 10hs

9 ás 10hs

Karla Wielevski (Dança do Ventre)

10:30 ás 12hs

Thais (Capoeira)

10 ás 11hs

10 ás 11hs

Rafael (Sapateado Baby áte 11anos)

10:30 ás 11:30hs

10:30 ás 11:30hs

Carla (Dança Livre)

9:30 ás 11:30hs

9:30 ás 11hs

Thábata Nunes (Jazz)

15 ás 16hs

15 ás 16hs

Thais (Capoeira)

14:30 ás 15:30hs

14:30 ás 15:30hs

Thábata Nunes (Ballet Acima de 7 anos)

16:30 ás 17:30hs

16:30 ás 17:30hs

Jackso (Canto)

16 ás 17hs

Barbara ( Grupo)

16 ás 17:30hs

16 ás 17:30hs

Jefferson (Grupo de Lambaerobica)

16 ás 18hs

Fabiano (Teatro)

16 ás 18hs

16 ás 18hs

Vanessa (Dança Livre)

16:30 ás 18hs

16:30 ás 18hs

Luciene (Pintura ou Desenho)

18 ás 20hs

Pedro Paulo (Hip-Hop)

18 ás 19hs

18 ás 19hs

Josy (Flamenco Iniciante)

18:30 ás 20hs

Josi Vieira (Dança de Salão)

18 ás 19hs

18 ás 19hs

Barbara (Dança Livre 3 a 6 anos)

18 ás 19hs

18 ás 19hs

Tatiana (Ballet Clássico 4 á 7 anos)

18:30 ás 19:30hs

18:30 ás 19:30hs

Rodrigo (Teatro 15 anos em diante)

Tatiana (Ballet Clássico + de 7 anos)

19 ás 20hs

19 ás 20hs

Barbara (Dança Livre + de 7 Anos)

19 ás 20:30hs

19 ás 20:30hs

Jefesson (Lambaerobica)

19 ás 20hs

19 ás 20hs

Alexandre Campos (Jazz + de 12 anos)

19:30 ás 21hs

19:30 ás 21hs

Alexandre Rodrigues (Dança de Rua)

20 ás 21hs

20 ás 21hs

Josy (Flamenco Iniciante)

20 ás 21:30hs

Rafael (Sapateado Iniciante 01)

21 ás 22hs

20 ás 21hs


Serviço

Centro de Artes

Inscrições – 1º a 15 de dezembro

Local: Teatro Municipal de Cubatão

Avenida Henry Borden, 81 – Vila Canadá

Vagas limitadas


26 de novembro de 2008- ALSB

Primeiro debate para a elaboração do Plano Local de Habitação foi transferido para o dia 4

Será no dia 4 de dezembro, às 18h, na UME "Luiz Pieruzzi Netto" (Av. Martins Fontes, 1241), o primeiro de dois debates temáticos com vistas à elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS). A realização é do Departamento e do Conselho Municipal de Habitação, com a presença de Edmur Mesquita, diretor da Agência Metropolitana (Agem), órgão executivo do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).
                 
O tema desse encontro, aberto à população — "Déficit e Inadequação Habitacional – Sustentabilidade Ambiental e Direito à Moradia" —, será abordado pelos palestrantes Rosana Denaldi, arquiteta, especialista em urbanismo da Universidade Católica de Santos (UniSantos) e secretária de Habitação de Santo André; Paulo Daury de Paula Junior, do Ministério Público; um representante do Conselho Municipal; e dra. Andréa de Castro, diretora do Departamento de Habitação.
                  
Ao final de cada debate — o segundo acontecerá no primeiro semestre de 2009 — serão eleitos delegados (na proporção de 10% do público presente), que representarão os diversos segmentos sociais que comparecerem, mesmo que não tenham vinculação direta com a área habitacional.
                  
O objetivo do PLHIS é orientar o planejamento das ações públicas e privadas, direcionando os recursos existentes e aqueles a serem mobilizados para o enfrentamento das necessidades habitacionais do país. É o instrumento articulador das instâncias de governo, superando a dispersão das ações e programas habitacionais e propondo novos arranjos institucionais de forma a articular as fontes de recursos públicos e sob gestão pública. Deverá, ainda, criar as condições para ampliar a atuação do setor privado e mobilizar os movimentos sociais para contribuir na superação do déficit habitacional.
                 
Sua elaboração é indispensável para que os gestores (municípios que aderiram ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social, do governo federal) tenham acesso aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS). O Plano envolve um conjunto de objetivos e metas. Seu conteúdo deve ter a previsão e a idealização de todas as medidas a serem tomadas.



2008 - OM

Uma das maiores autoridades em infectologia, David Uip, falará na Câmara

Ele estará no auditório da Câmara, nesta sexta feira, a partir das 9h

Referências em Aids, o infectologista David Uip fará palestra sobre o tema nesta sexta-feira, 28, com início previsto para as 9h, no Auditório da Câmara de Cubatão (Praça dos Emancipadores, s/ nº, Vila Couto).
                  
Diretor presidente da Fundação Zerbini, diretor executivo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC - FMUSP), coordenador do Programa de Cooperação Brasil-Angola na Luta contra a Aids e Endemias, membro da Comissão Nacional de Aids e do grupo assessor do Ministério da Saúde da Terapêutica Antiretroviral, David Uip também é livre docente na Área de Concentração de Doenças Infecciosas e Parasitárias, pela Universidade de São Paulo; doutor na Área de Concentração de Doenças Infecciosas e parasitárias pela USP; e mestre pela USP, na mesma área.
                 
Também foi diretor da Casa da Aids (HC – FMUSP) e assessor especial do ex-governador do Estado de São Paulo Mário Covas; professor titular concursado do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Do seu currículo constam, ainda, distinções como Oficial da Ordem do Rio Branco, conferido pelo Presidente da República por Decreto de 7 de abril de 1988; Comendador da Cruz do Mérito Cívico e Cultural; Destaque de 1995, conferido pelo Grupo I de Jornais; Láurea de Reconhecimento, pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em virtude da colaboração prestada à Comissão do meio Ambiente.
                 
Ele também é editor do "Jornal Brasileiro de Aids", Comendador pela Sociedade Brasileira de heráldica, título conferido pelo Presidente da Sociedade Brasileira Heráldica e Medalhística; ganhador da Medalha Cívico Brasileiro, no Grau Grã Cruz, conferida pela Associação Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Cultural.



26 de novembro de 2008 - CR
 
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
 

Grupos Artísticos cubatenses participam da “Semana Eleazar de Carvalho”

Banda Marcial e Coral Zanzalá apresentam-se no Teatro Coliseu O Festival terá encerramento em Santos.

Durante dez dias, as cidades de Campos do Jordão, Guaratinguetá e São Paulo receberam homenagens a um dos mais importes maestros que o Brasil já teve — Eleazar de Carvalho (1912-1996), que, durante 50 anos, manteve-se ativo no país e no exterior.
           
O encerramento da grande festa será em Santos, no dia 1º de dezembro, com a participação da Banda Marcial de Cubatão e do Coral Zanzalá. Nesse dia, serão dez horas ininterruptas de música, com apresentações de orquestras, conjuntos de câmara, óperas, recitais, corais e bandas.
           
O local escolhido foi o Teatro Coliseu (Praça José Bonifácio, Centro), com os espetáculos iniciando-se às 12h. Por volta das 14h, a Banda Marcial sobe ao palco com um repertório erudito, obras escritas originalmente para orquestras, mas adaptadas para Grupos de Metais e Percussão. Às 18h30, o Coral Zanzalá participará da festa, apresentando canções como "Cantate Domino" (de Hans Leo Hassler), "O Magnum Mysterium" e "Swingin' with the Saints" (de Gershwin).
           Concertos, master class e concurso fazem a programação da Semana dedicada ao fundador da Orquestra Sinfônica Brasileira e mentor da Orquestra Sinfônica do Estado de S. Paulo.
          
"A obra de Eleazar é tão vasta, que é necessário uma semana de dez dias para homenageá-lo. Ele esteve sobre os mais importantes palcos do mundo, mas sempre dizia que seu lugar era no Brasil. Chegou aonde queria, sempre pela porta da frente. Não esqueço o episódio no qual se negou a tocar no Carnegie Hall, em Nova Iorque, quando soube que queriam a foto dele no cartaz vestido de índio", relembra a musicista Sonia Muniz, viúva do artista e organizadora da Semana. 
            
O Maestro Brasileiro - A música erudita no Brasil deve muito a Eleazar de Carvalho. Durante mais de 50 anos seu nome e seu vigor físico e intelectual, orientaram músicos, orquestras e instituições culturais. Esteve presente em tudo que de importante foi feito no País na área musical neste período.
            Além do Brasil – que nunca abandonou –, teve a mais brilhante carreira internacional que um maestro pode almejar. Dirigiu as principais orquestras, como a de Boston, Filarmônica de Nova York, Orquestra de Chicago e da Philadelphia, Filarmônicas de Berlim, Viena e Israel, nas quais regia peças brasileiras, principalmente de Villa Lobos. Esteve à frente das principais orquestras do mundo e ensinou em grandes escolas norte-americanas, mas sempre voltou. "Meu lugar é aqui!", dizia. 

Serviço

Semana Eleazar de Carvalho

Concerto da Banda Marcial de Cubatão às 14h

Apresentação do Coral Zanzalá às 18h30

Dia 1º de dezembro

Teatro Coliseu

Rua Amador Bueno, 137, Centro, Santos

Entrada gratuita


Departamento de Imprensa

Departamento de Cultura e Turismo

jornalista Morgana Monteiro

tel (13) 3361-9879 e 9124-7454

gctcubatao@ig.com.br

morganna.monteiro@yahoo.com.br